Header Ads

Projeto Orto-Rio promoveu dia de inclusão e acessibilidade na orla de Areia Branca

A Praia de Upanema, localizada na área urbana de Areia Branca, recebeu na manhã deste domingo (3) o Projeto Orto-Rio Reabilitação e Acessibilidade na Praia: Um Domingo Especial, uma ação que visa promover atividades desportivas adaptadas em grupo, de ordem: física, intelectual, auditiva, visual e outras, junto às pessoas com deficiência, considerando e respeitando suas limitações.

O paratriatleta potiguar e incentivador do projeto, Pablo Gustavo, esteve presente e falou sobre a importância da inclusão gerada por este projeto. “A realização desse evento é importante por trazer acessibilidade para um lugar tão complexo quanto a praia, principalmente os cadeirantes. Como a gente pode ver aqui tem caiaque, prancha de surf e outros. O evento foi excelente e eu estou muito feliz por participar”, comentou.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social, e marcou o encerramento da XXIX Semana da Pessoa com Deficiência de Areia Branca, promovida pela Secretaria de Educação em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUDE), Associação ELO dos pais e amigos dos autistas e o Centro de Educação Especial (CEESLAUVA).

Leonardo Vasconcelos, diretor técnico da empresa Orto Rio, explicou que o projeto já percorreu outros municípios e elogiou a iniciativa do município em trazer para a Praia de Upanema. “A cidade de Areia Branca está de parabéns, e a Prefeitura também, por trazer um evento de uma grande importância para a questão da inclusão social, é a pessoa com deficiência tendo acesso a praia, é um público consumidor, que tem vontades, tem prazeres. É importante para a sociedade e a prefeitura mostra que está engajada em fazer uma sociedade inclusive, uma atitude nobre do gestor público” enfatizou.

A prefeita Iraneide Rebouças e o vice João Paulo Borja estiveram na praia e acompanharam as atividades junto com auxiliares, entre eles a secretária municipal de Educação Fátima Luz. “A sociedade tem que entender que é preciso incluir. Tivemos uma programação durante a semana debatendo como melhorar inclusão nas nossas escolas, e esse evento é realizado em prol dos nossos amigos especiais de Areia Branca. Mobilizamos as escolas e as famílias para receber e acomodar as pessoas com deficiência da melhor forma. Estamos inovando, trazendo pela primeira vez um evento desse porte para Areia Branca, e agradecemos a parceria da Orto Rio por proporcionar a condição de oferecermos esse dia de acessibilidade”, acrescentou Iraneide.
 










Galerinha do canal VICTOR TUBBE












Fotos: Assecom-PMAB / Maria Fernandes
Tecnologia do Blogger.